O livro O Cão dos Baskervilles é um romance policial de Arthur Conan Doyle que conta a história de Sherlock Holmes e seu parceiro, Dr. Watson, que são chamados para investigar uma série de mortes misteriosas na Inglaterra.
Sir Charles Baskerville, um nobre inglês, é encontrado morto em sua propriedade, com os pés marcados por garras de cachorro. Sua morte é atribuída a uma maldição familiar que diz que um cão fantasma assombra a propriedade.
Holmes e Watson são chamados para investigar o caso. Eles descobrem que Sir Charles estava com medo de um cão negro antes de sua morte. Holmes suspeita que o cão é real e está ligado à maldição.
Holmes e Watson viajam para a propriedade dos Baskervilles para investigar. Eles encontram um homem misterioso, Stapleton, que está interessado em Laura Lyons, uma jovem que testemunhou a morte de Sir Charles.
Holmes e Watson descobrem que Stapleton está criando um cão preto para assustar os Baskervilles. Eles também descobrem que Stapleton está apaixonado por Laura Lyons e está usando o cão para forçá-la a se casar com ele.
No final, Stapleton tenta matar Sir Henry Baskerville, o sobrinho de Sir Charles. Holmes e Watson conseguem impedir Stapleton, e ele é morto pelo cão.
“O Cão dos Baskervilles” é um clássico do romance policial.
O livro explora temas como o mistério, a maldição e a justiça.